sábado, 27 de maio de 2017

Cuidado com golpes!

Nos últimos tempos muito se tem falado de golpes que são aplicados por pessoas de má fé. Golpe do falso sequestro, do bilhete premiado, entre outros.
O mais recente golpe é de venda de carros. Isso mesmo!
Imagine que você queira comprar um carro. Guardou seu suado dinheiro para a compra a vista ou pelo menos para dar uma entrada e utiliza a internet para pesquisar anúncios de veículos. Saiba que você é um alvo em potencial destes golpistas!
Quem aplica este golpe usa de sites/ aplicativos para vendas e desapegos, onde utilizam fotos de carros reais e em alguns casos, fachada de empresas existentes para se passar por revendas de veículos.
Geralmente os anúncios são incríveis; excelentes carros e com preços imperdíveis, o que atrai a atenção de muitas pessoas.
Costumam aplicar o golpe em bando, o que gera credibilidade, pois ao ligar nos telefones (fixos, celulares), o comprador é atendido por mais de uma pessoa, que atende com o nome da empresa. Até atendimento eletrônico o sistema de telefonia deles possui.
Após atrair o comprador com o anúncio, inicia-se a segunda etapa do golpe, que é o convencimento para a compra. Pra garantir a reserva do carro, o golpista convence o comprador a dar um sinal de determinado valor ou mesmo o valor total do carro, via deposito o transferência bancária.
Falando o que eles fazem, parece ser fácil não ser convencido por isso, mas não é bem assim... Esses "profissionais do golpe" são treinados, qualificados e estão aptos para convencer você a não perder a oportunidade de sua vida, que é a compra do carro dos seus sonhos.
Eles ligam quantas vezes forem necessárias, mandam mensagem, utilizam de artifícios de pressão psicológica, pressão de tempo e de escassez até conseguirem o que desejam: o dinheiro!
Após entregar o dinheiro a esses falsos vendedores, a pessoa se dá conta do que fez, mas aí já é tarde.
Muitas vítimas deste golpe deixam de fazer denúncia por vergonha de terem caído no golpe, por isso não se sabe ao certo quantas centenas de pessoas já perderam dinheiro com isso.
Não caia nessa:
Se um anúncio for imperdível, desconfie;
Solicite todos os dados do carro para consultas, como placa e Renavan;
Evite comprar carro de local muito distante de onde você mora. Se fizer isso, tenha total segurança de que o anúncio é real, para não ser atraído a emboscadas;
Não compre carro com a promessa de que o mesmo será entregue posteriormente sem nenhun tipo de garantia;
Caso o vendedor faça muita pressão para a venda, avalie a situação com cautela;
Promessas irreais, como garantias estendidas, documentação de transferência sem custos entre outras também são motivos para desconfianças;
Jamais faça nenhum tipo de pagamento sem ter segurança de que trata de uma negociação real. Se o vendedor fizer esta exigência sem lhe oferecer garantias, saia dessa!
Se após avalir esses itens ainda tiver dúvidas sobre a veracidade e reais intenções do vendedor, melhor deixar passar essa oportunidade, porque antes perder uma oportunidade agora, podendo ter muitas outras a seguir, que perder parte ou todo o seu dinheiro reservado para a aquisição de teu sonhado carro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe também suas ideias e experiências!