sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

13 Dicas para facilitar a organização de sua casa

Você sonha com uma casa organizada? A bagunça do dia a dia tira sua paciência e causa stress?
A maioria das pessoas gostam de uma casa organizada, mas se esbarram com o processo de organização, de colocar as coisas em ordem. Manter a casa organizada, principalmente para mulheres que trabalham fora e casa com criança parece uma tarefa impossível, entretanto, é possível que você sofra menos no dia a dia. Pesquisas afirmam que a bagunça atrapalha o funcionamento do cérebro e gera stress. Você sabia que pequenas ações no dia a dia facilitam o trabalho de organização de sua casa? Ações simples, como colocar as coisas em seu devido lugar, lavar o que sujou, entre outras, reduzem a bagunça diária e facilitam o dia a faxina. Não sou profissional em organização, mas vou apresentar algumas dicas, coisas que eu aplico em meu dia a dia e facilitam minha vida: 1. Lugar para tudo: Para manter as coisas sempre organizadas, é fundamental que em sua casa tenha um local adequado para guardar cada coisa. Seus objetos precisam de “casa”. Local para: • Armazenar chaves quando chegar em casa; • Guardar bolsa e carteira que estão sendo utilizadas no dia a dia; • Guardar os controles remotos; • Colocar roupas sujas; • Colocar roupas para passar; • Colocar ferramentas; • Guardar produtos de limpeza;
2. Cada coisa em seu lugar: Tão importante quanto eleger um local para guardar suas coisas, é guarda-las no local adequado, sempre: • Assim que chegar em casa, guarde sua bolsa ou carteira no lugar, que pode ser seu armário de roupas, cabideiro ou gaveta; • Não está usando o controle remoto, guarde-o; • Roupas sujas devem ser colocadas imediatamente em cestos estrategicamente colocados em banheiro ou quarto ou levadas diretamente para a lavanderia;
3. É interessante comprar, mas dá pra improvisar: Para facilitar o processo de organização, principalmente no começo, é interessante investir um pouco em itens de organização. Você pode encontrar diversos produtos que auxiliam nesta tarefa, disponíveis em lojas de departamento e também nas famosas lojas de R$ 1,99. Se for criativa, poderá usar itens que já tem em casa.
4. É preciso abrir mão Para que sua casa fique livre de bagunça, é necessário abrir mão do que não usa mais. Jogue o que não presta e doe a quem precisa o que ainda pode ser usado. Além de limpar o ambiente, deixando-o mais leve e facilitando a organização diária, você ainda pode ajudar a alguém que precisa. Roupas, sapatos, livros e outros objetos podem ser úteis para doação em instituições de caridade.
5. E os sapatos? Lugar de sapato não é espalhado pela casa ou embaixo da cama. Não está utilizando, guarde-o no local correto!
6. Cesto de coleta Tenha um “cesto de coleta” disponível para a retirada dos itens que estão fora do lugar. É importante que ao passar pela sala, por exemplo, retire deste ambiente algum item que eventualmente foi deixado ali, mas que não pertence a este local. Você pode retirar este objeto da sala e guarda-lo imediatamente ou colocar em um cesto todos os objetos encontrados espalhados, para guarda-los posteriormente.
7. Tour da organização Todos os dias, antes de dormir, faça um tour pela casa, com o seu cesto de coleta. Guarde tudo o que está fora do lugar naquele cômodo e retire tudo o que pertence à outro cômodo. Este tour pode ser de 5 a 10 minutos no máximo, mas fará uma grande diferença!
8. Lixeiras sempre em ordem Retire o lixo diariamente das lixeiras. Manter as lixeiras vazias e limpas é fundamental para que sua casa fique em ordem.
9. Banheiro sempre limpo Banheiro sujo gera sensação de casa bagunçada. Mantenha nos banheiros um kit de limpeza, composto pelos produtos que geralmente são usados para a limpeza deste ambiente, como limpador multiuso, água sanitária e desinfetante. Sempre que necessário, ou pelo menos uma vez no dia, é importante fazer uma limpeza rápida neste local. Você não perde mais que 5 minutos nesta limpeza se todos os produtos que precisar já estiverem no local.
10. Uma ajudinha é sempre bem vinda Você não tem que ser a Super Mulher da casa, fazendo tudo sozinha! Você pode e deve contar com a ajuda de seus familiares, seja marido, filhos, ou pessoas que convivem com você. Claro que não deve fazer isso de maneira forçada ou radical. Negocie com cada um deles, mostrando porque precisa de ajuda para guardar as coisas em seus lugares entre outras atividades simples do dia a dia que podem ser feitas por qualquer pessoa, e com o tempo vai conseguir com que esta ajuda ocorra de forma espontânea.
11. Não acumule tarefas Tem coisas que precisam ser feitas diariamente, como lavar louça, arrumar as camas, guardar roupas, etc. Estas atividades não podem se acumular, porque além de ser mais difícil arrumar tudo de uma vez, deixa o ambiente feio. Então, mãos na massa.
12. Cronometre seu tempo. Muitas vezes pensamos tanto antes de fazer uma tarefa, como organizar uma gaveta, uma prateleira ou mesmo lavar a louça. Sofremos tanto por antecedência, sendo que não vamos levar tanto tempo assim... Experimente cronometrar o tempo que leva para fazer essas atividades e perceberá que em pouco tempo é possível fazer muita coisa!
13. O que fazer com 15 minutos? 15 minutos passam muito rápido, mas aos poucos, dá pra fazer muitas coisas. Experimente, diariamente separar 15 minutos para organização de algum local. É possível arrumar uma gaveta, ou uma parte de seu armário de roupas, dá pra colocar ordem nos DVD’s, ou livros. Se não conseguir concluir o que começou em 15 minutos, pode optar por continuar no dia seguinte ou estender por mais um tempo e finalizar a tarefa!
Essas medidas me ajudaram bastante. Se considerá-las interessantes, coloque em prática e possivelmente conseguirá melhorar sua organização do dia a dia, sobrando mais tempo para você curtir a sua família, cuidar mais de você e para um bom descanso.
Se você tem alguma dica, comentário ou sugestão, compartilhe conosco! Nos vemos por aqui, no Meu Planeta de Mulher!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe também suas ideias e experiências!